Por que as pessoas sempre me decepcionam?

Por que as pessoas sempre me decepcionam? Se eu sempre dou tudo de mim, por que outras pessoas falham comigo? Muitas pessoas se fazem essas perguntas porque estão frustradas e tristes e estão procurando respostas. Se você muitas vezes se sente assim, você pode até parar de tentar se relacionar com as pessoas porque você tem medo que isso aconteça novamente.

Embora você possa acreditar que o tempo vai fazer você esquecer suas decepções, realmente não funciona dessa maneira. Eles deixam uma marca. Algumas pessoas lidam com a decepção melhor do que outras e superam-na rapidamente. No entanto, outros são profundamente afetados pelas emoções que as corroem por anos.

O que causa esse tipo de decepção? Os humanos são geralmente ruins em relacionamentos? Você é muito egoísta? Ou você está confiando demais?


Razões pelas quais as pessoas sempre te decepcionam
Cada indivíduo tem seus próprios valores e maneira de olhar para o mundo e amor, respeito e amizade. Mesmo algo tão básico e aparentemente universal como o bom senso pode variar de pessoa para pessoa. Assim, nem todos concordarão com 100% de seus padrões. Ninguém no mundo compartilha sua visão exata da vida.

No entanto, você exige respeito. Você espera, no mínimo, confiança e honestidade. Infelizmente, às vezes, isso não acontece. Consequentemente, todos experimentaram decepção até certo ponto. É assim que o mundo funciona. No entanto, embora muitas pessoas lidem com isso muito bem (e raramente), outras parecem enfrentá-lo uma e outra vez.

Ser muito confiante – hipocrisia é o estado natural da mente humana
Se você quer navegar seus relacionamentos um pouco melhor, tente não confiar cegamente em cada pessoa que você conhece. O psicólogo evolucionário Robert Kurzban explica algo muito interessante sobre isso em seu livro Why Everyone (Else) Is a Hypocrite: Evolution and the Modular Mind.

Uma parte da mente tem valores e opiniões ideológicas. No entanto, outra parte é exclusivamente projetada para seduzir as pessoas. Você quer que as pessoas gostem de você, se encaixem, façam amigos, e conquistem as pessoas pelas quem se sente atraída. Para conseguir o que quer, você não hesitará em contar mentiras brancas ou ser um pouco hipócrita.
À medida que seu relacionamento se aprofunda, seu verdadeiro personagem sai. De repente, você pode descobrir que a pessoa que você pensou que conhecia não compartilha nenhum de seus valores.
Como medida preventiva, seja prudente. Não confie nas pessoas até que as conhecesse há algum tempo. Observe como eles se comportam, especialmente com as coisas aparentemente insignificantes.

Altas expectativas
Como William Shakespeare disse, a expectativa é a raiz de toda a dor no coração. Assim, se você está se perguntando por que as pessoas sempre te decepcionam, você provavelmente deve dar uma olhada mais de perto em si mesmo. Que tipo de expectativas você tem para outras pessoas?

Ajustar suas expectativas pode causar um impacto positivo significativo em sua vida. Se você parar de esperar que outras pessoas sejam e façam exatamente o que você quer, você vai ser mais feliz por isso.

O viés para relacionamentos dolorosos
Algumas pessoas tendem a buscar relacionamentos românticos ou amizades com personalidades que tendem a machucá-los. Por exemplo, homens e mulheres com empatia aumentada (a clássica síndrome de Wendy – a necessidade de cuidar dos outros e se sentir útil) muitas vezes acabam em relacionamentos com narcisistas.

Isso é algo que acontece muito. Seu tipo de personalidade procura o tipo de pessoa que traz à tona o pior em você. Pode ser porque você tem baixa autoestima e essa pessoa faz você se sentir visto ou sentir que suas necessidades não foram atendidas. As pessoas nessa situação muitas vezes não percebem o que está acontecendo até que de repente se tornam conscientes da manipulação e do engano.


Você nunca vai conseguir exatamente o que você dá
Reciprocidade significa receber exatamente o que você dá. Bem, assumindo que esta é uma verdade absoluta pode causar muito sofrimento. A maioria das pessoas espera ter exatamente o que eles colocam dentro

No entanto, relacionamentos não são transações comerciais. Se você está constantemente se perguntando por que as pessoas te desapontam, talvez você precise mudar sua percepção de reciprocidade.

A reciprocidade é, acima de tudo, permitir-se receber o que os outros dão e apreciam.
É um ato completamente livre. Cada indivíduo decide o que quer dar e como dá.
Por exemplo, talvez você tenha um amigo que não responda às suas mensagens tanto quanto gostaria. No entanto, este amigo está ao seu lado em situações difíceis.
Assim, é importante ter uma abordagem mais relaxada. Você não deve tentar medir tudo o que você colocou em um relacionamento e o que você está recebendo de volta. Se fizer isso, ficará constantemente desapontado.
Concluindo, aceitar que decepções fazem parte da vida é fundamental. Você também pode diminuir suas expectativas e ser um pouco mais cuidadoso sobre em quem você confia. Não se esqueça que a prudência é sempre uma boa companhia.

Referências:
Kuzban, Robert (2010) Why Everyone (Else) Is a Hypocrite: Evolution and the Modular Mind. Imprensa da Universidade de Princeton
Texto originalmente publicado em https://exploringyourmind.com/

Deixe uma resposta