Maternidade: um antes e um depois na vida de uma mulher

A maternidade é uma mudança que causa uma ruptura imensa na vida da mulher. Não nasce somente um novo bebê, nasce também uma nova mãe.

E ao contrário do que dizem por aí: ninguém nasce sabendo ser mãe, maternidade é aprendizado, é construção de vínculo que vai acontecendo aos poucos, a medida que mãe e filho vão se conhecendo.

Foto por Kristina Paukshtite em Pexels.com

Apesar do desejo de tornar-se mãe ser forte em muitas mulheres, ainda assim, a maternidade pode ser vivenciada de forma muito angustiante, principalmente nos primeiros dias de vida do bebê.

A mudança hormonal, a rotina desgastante, as poucas horas de sono, as responsabilidades assumidas, os sentimentos de culpa e insegurança… inúmeros fatores vão influenciar no modo de enfrentamento das recentes mamães.

Muitas mulheres sentem-se perdidas, principalmente em reconhecer sua própria identidade, podendo influenciar diretamente na sua autoestima.

O auto cuidado que antes era diário, passa a ser voltado agora pra o bebê. O cansaço também pode gerar dúvidas, culpa e arrependimento.

Por isso, é preciso buscar reconstruir sua identidade, sem deixar de se priorizar, mas agora com um novo papel: o de mãe.

Este novo papel irá influenciar em todas as outras áreas da vida da mulher: social, trabalho, lazer, conjugal. Estas também serão modificadas.

É importante ter em mente que é preciso cuidar de si. Não é egoísmo. Mesmo com um novo papel, é preciso conseguir identificar quem você é, reinventar-se e adaptar-se as novas mudanças.

A psicoterapia é essencial neste momento de readaptação, de reconstrução da identidade.

Suzanne Leal
Psicóloga
CRP 21/01014
@diarioampla
@suzannelealpsi
@silustracoes

One Reply to “Maternidade: um antes e um depois na vida de uma mulher”

Deixe uma resposta