trendy woman with lantern on pier near lake

Faça as pazes com seu passado e siga em frente

Você já deve ter vivenciado diversas situações em que sofreu com lembranças do passado, com arrependimentos, algo específico da sua vida que gostaria de ter feito diferente ou que se sentiu mal por ter feito.

Primeiro, lembre-se que a pessoa de ontem não é a mesma de hoje. Você é uma nova versão, com todo o seu aprendizado e sua história de vida. Os momentos que você viveu definem quem você é hoje. E você não deve se arrepender deles, mas tornar seu passado, seu alicerce, a base firme que te sustentará daqui pra frente,

Tudo que podemos fazer a partir de agora é escolher o que desejamos fazer com nosso passado. Fazer dele nossa fortaleza e sabedoria ou deixar que nos angustie.

“O passado está escrito na memória” (Carlos Fuentes).

silhouette of person
Photo by luizclas on Pexels.com

Seu Eu amadurecido, sábio e evolutivo… é graças a todo o seu passado. 

Faça o seguinte exercício, escreva no papel:

– Quais coisas aconteceram comigo que me angustiam?

– O que posso fazer com elas a partir de agora?

– De que forma posso ressignificá-las?

Ao responder essas perguntas e ressignificá-las, você perceberá o quão forte você é, descobrirá suas capacidades, suas habilidades e objetivos. Quem de fato você é.

A partir de então, ao se tornar consciente de si mesmo, dificilmente seu passado te machucará… ou até mesmo, não deixará que o outro te machuque. Você encontrará sua melhor versão.

Concentre-se no presente, no seu Eu de agora. Isto também vai permitir que sua vida flua suavemente. Qualquer experiência, seja de erros ou acertos, te ensinará uma lição valiosa.

Você ficará bem e será capaz de lidar com tudo o que está angustiando você no momento.

Alice Medeiros
Escritora
alicemedesc@gmail.com

Você também pode gostar de:

3 Replies to “Faça as pazes com seu passado e siga em frente”

Deixe uma resposta