Como a psicologia pode te ajudar?

A psicologia pode te ajudar a vivenciar um processo de auto transformação, que possibilitará na construção de recursos próprios para o enfrentamento de questões difíceis. Consequentemente, você encontrará sua resiliência.

Existem uma diversidade de técnicas, recursos e abordagens para tratar o sofrimento humano. É importante entender que a mudança é um processo que leva tempo e nem todas as fórmulas funcionam para todas as pessoas. É preciso buscar o que faz sentido pra você.

Precisamos compreender que ninguém é imune à dor. Por mais que busquemos resiliência, vivenciaremos momentos de sofrimento. A mudança interna te ajudará justamente a construir recursos que irão te auxiliar a enfrentar os momentos difíceis.

Já dizia Viktor Frankl: “Entre estímulo e resposta há um espaço. Nesse espaço está nosso poder de escolher nossa resposta. Em nossa resposta está nosso crescimento e nossa liberdade.”

 Por isso, a forma como lidamos com nosso sofrimento, depende do modo como decidimos encará-lo. Isto não significa que se encararmos de uma forma mais leve ou positiva, o problema irá sumir. Mas podemos escolher uma estrada com menos intempéries e nos fortalecermos.

Lembrando, que não importa a técnica ou o recurso, o objetivo final de toda a terapia é aliviar o sofrimento e auxiliá-lo no gerenciamento das próprias emoções.

Caso você decida fazer terapia, é importante entender a dor faz parte da vida, mas que você pode construir estratégias para gerenciá-la.

O processo de mudança envolve, em primeiro lugar, reconhecer que levará tempo. Não existe um tempo específico, nem fórmula mágica, cada pessoa fará essa reconstrução interna ao seu modo/tempo.

Não hesite em pedir ajuda profissional.

Suzanne Leal
Psicóloga
@maternidadeedor

Deixe uma resposta