Pedagogia da indisciplina, crônicas de sala de aula

Pedagogia da indisciplina, crônicas de sala de aula: porque ler sobre educação é um direito de todos

Motivo de discórdia nos últimos anos, a educação escolar, em especial de responsabilidade da escola pública, tem estado no centro dos debates.  Apesar disso, não sabemos o que acontece de fato dentro do seu principal espaço de realização: a sala de aula, talvez porque não conhecemos um de seus principais atores: o professor(a).

Surgiu enfim alguém para fazer isso: com mais de 15 anos em sala de aula do Ensino Básica, o professor Betto Ferreira publicar em livro, as crônicas que escreveu ao longo dos anos. “Por que não contribuir com toda a indisciplina adquirida nesse tempo todo e contar as estórias de sala de aula e fora dela?” Foi o que ele fez, nos presenteando com esta sua Pedagogia da Indisciplina – crônicas de sala de aula.

O texto inicial Sobre ratos e ratoeiras já deixa claro a sua inquietação. Mas como ele próprio faz questão de esclarecer, a indisciplina abordada nas crônicas é do professor, não do aluno (afinal, foi disso que o acusaram certa vez).

A intenção não é ditar um manual de pedagogia (“longe disso”), igual a muitos que existem à disposição do leitor, mas compartilhar os fatos e ocorrências sem ser enfadonho no jeito de dizer.

As crônicas reunidas na obra, no entanto, não só não são enfadonhas como são literariamente ricas, tanto no estilo quanto no abordagem despretensiosa do assunto. E por mais que não seja esta a intenção, ainda dizem muito, de forma simples e corajosa, do ambiente escolar que temos no nosso país.

Além disso, a obra é particularmente interessante por trazer um testemunho do professor/autor, professor este que quase nunca ouvido (em especial nos dias de hoje), cujo valor social merece ser resgatado.

A obra acaba por ser também (sem parecer ser, mas já sendo) motivadora para o debate sobre a educação escolar, em especial o da escola pública, espaço vivenciado em maior tempo pelo autor. Merece ser lida, não só por professores, mas também por pais e professores.

O livro, em formato físico, pode ser adquirido pela loja virtual da UICLP e com o autor (33-999070282, whatsapp) ao preço de R$ 35,99.

Deixe uma resposta