young satisfied woman in headphones with fresh red leaf listening to music with pleasure while lounging in autumn park

Por que um tempo sozinho é tão importante para a saúde mental?

Conexões sociais são extremamente importantes para o nosso bem-estar. No entanto, ficar um tempo sozinho também é importante para a nossa saúde mental.

Passar um tempo sozinho te permite explorar seus próprios sentimentos, pensamentos e criatividade; além de te libertar das pressões e exigências sociais. É um tempo de descoberta, descanso e reconstrução de si mesmo.

publicidade

Estar sozinho é uma oportunidade de buscar coisas novas sem a pressão do julgamento do outro, adquirir autoconhecimento e crescimento pessoal. É uma ótima oportunidade para despertar sua criatividade pessoal, já que a solidão pode levar ao aumento da atividade nos circuitos neurais relacionados à imaginação.

Muitas vezes, estar sozinho é visto de forma negativa. Talvez pelo fato de que para estar pode ser um processo desafiador, requer encarar a si mesmo, inclusive nossas sombras. Para muitas pessoas, esta não é uma tarefa fácil e a introspecção é vista como algo angustiante.

Existe também um estigma social negativo sobre estar sozinho, que pode ser encarado como fracasso ou punição. A companhia do outro é vista de forma superestimada.

woman in white blouse and blue jeans standing on grass field
Photo by Roberto Nickson on Pexels.com

Aspectos da personalidade também pode estar relacionados, por exemplo, extrovertidos tendem a valorizar mais as experiências sociais, por isso, a solidão pode ser mais desafiadora. Já os introvertidos, sentem-se bem com a própria companhia. Mas não importar qual seja o seu tipo de personalidade, você pode se beneficiar de momentos consigo mesmo.

É importante ressaltar que estar sozinho não é igual a solidão. A solidão é caracterizada por sentimentos negativos associados ao isolamento, enquanto que o tempo sozinho está relacionado à busca pela liberdade, inspiração e redescoberta.

publicidade

Quanto tempo devo ficar sozinho?

Isto é relativo e varia de pessoa pra pessoa. O importante é que cada pessoa encontre seu tempo certo, pois passar um tempo sozinho pode ter um efeito restaurador significativo.

Planeje seu tempo e concentre-se nos seus próprios pensamentos e sentimentos. Encontre algo útil que te faça bem, explore suas opções, abra a mente para coisas novas. Busque um equilíbrio para as suas necessidades.

Este artigo foi útil pra você?

Suzanne Leal
Suzanne Leal

Psicóloga
@suzannelealpsi

Você também pode gostar

Quer publicar seu artigo no Diário Ampla?

Clique aqui e saiba como.

Pesquise por categoria

Artigos em destaque

  • Já se sentiu fora do lugar?
    O sentimento de não pertencimento é um dos sentimentos que mais nos angustiam… sentir que não pertencemos a este lugar, a estas pessoas, a estas coisas… nos tira o ar. E dia a dia acordamos sufocados, enraizando cada vez mais a nossa alma. Perdemos a nós mesmos e quando nos damos conta, entramos no automático…
  • O rancor e o luto
    Passamos a vida falando mais de raiva do que de amor; apontando e criticando, mais do que elogiando; falando do outro, mais do que falando com o outro. Há muito tempo escuto (e cada vez mais tenho certeza) que só temos o presente e que esta devia ser nossa filosofia de vida, viver o presente.…
  • A distância patológica entre os nossos sentimos e o que publicamos nas redes sociais
    As redes sociais oferecem um espaço para compartilhamento de conteúdo. No entanto, você precisa lidar com a pressão diária de manter seu conteúdo atrativo para os seus seguidores. Isto leva você a publicar conteúdos aparentemente felizes e motivacionais. Mas isto realmente condiz com a sua realidade? Na grande maioria das vezes, não. Por isto, levantamos…
  • A importância de nos desconectarmos das mídias sociais por um tempo
    As mídias sociais fazem parte da nossa rotina diária e a checagem delas de forma excessiva pode trazer problemas à nossa saúde. Além do mais, o uso exagerado delas pode estar fazendo você perder a oportunidade de vivenciar novas experiências. Primeiro, nem todas as informações publicadas na internet são confiáveis. Seja reportagens com conteúdos alarmistas…
  • Como ser mais produtivo
    Todos nós passamos por algum momento da vida em que buscamos motivação e temos dificuldade em nos sentirmos inspirados. Em alguns momentos, podemos duvidar também da nossa competência para conseguir algo. Podemos nos sentir mais inspirados mudando algumas das questões a seguir. Autoconhecimento O processo de autoconhecimento é uma busca pela descoberta de si próprio.…

Deixe uma resposta