man couple love people

Relações familiares tóxicas, como lidar?

Nem todas as pessoas se sentem conectadas às suas famílias. E muitas vezes, afastar-se de um familiar que nos faz mal pode nos levar a sentimentos de vergonha e culpa.

Lidar com estas relações e sentimentos pode ser muito desgastante, principalmente se precisamos impor limites ou nos afastar.

Muitas podem ser as causas de um relacionamento familiar difícil. Dentre eles: diversos tipos de abuso, maus tratos, comportamento tóxico, eventos familiares traumáticos, etc.

publicidade

Geralmente, as relações conflituosas começam na infância, principalmente por ser uma fase da vida que precisamos desenvolver um apego seguro com nossos pais ou cuidadores, para que possamos nos sentir amados; mas infelizmente, nem sempre se constroem relações saudáveis.

Muitas destas relações são construídas de forma disfuncional, com sentimentos de ambivalência, desconfiança e insegurança.

Relações de abuso ou negligência podem levar a sentimentos de raiva ou medo. Outras questões como: invalidar sentimentos ou emoções, controle excessivo, crítica extrema, falta de limites… também são fatores que podem ocasionar relações tóxicas.

Relações tóxicas geralmente podem nos fazer sentir ameaçados, seja físicamente, emocionalmente ou psicologicamente.

Reconhecer os sinais pode ajudá-lo a compreender seus sentimentos de raiva em relação a membros da sua família.

light man love people
Photo by RODNAE Productions on Pexels.com

Observe:

– Desrepeito, crítica excessiva, sentimento de culpa, cobrança exagerada, sentir-se mal com qualquer coisa, abuso físico, emocional ou psicológico, dentre outros.

Como quebrar este ciclo?

Para a grande maioria das pessoas, romper uma relação familiar tóxica é bastante desafiador. No entanto, é essencial proteger seu espaço e sua saúde mental.

Algumas dicas podem ajudar:

– Reconheça, compreenda e valide seus sentimentos para que possa encontrar maneiras saudáveis de lidar com relações difíceis.

– Faça um ‘balanço’ desta relação. Nem sempre é possível recuperar uma relação. Neste caso, talvez seja mais saudável.

– Buscar formas de curar a relação. Caso esta relação seja muito importante pra você, busque se comunicar e estabelecer formas mais saudáveis e positivas. Neste caso, todas as pessoas envolvidas precisam estar dispostas a uma reconciliação. A terapia familiar pode ajudar nesta reconciliação.

– Impor limites. Pode ser difícil, mas pode melhorar consideravelmente a relação, principalmente para manter sua privacidade e respeito com suas escolhas.

publicidade

Após tudo isso, faça as pazes com a sua escolha. Esta é altamente pessoal e deve ser muito bem avaliada para que se sinta bem consigo mesmo. Avalie se a relação te faz mais mal do que bem, se está te causando extremo sofrimento emocional, dentre outros problemas mais graves como ansiedade e depressão.

Em alguns casos, construir relações sociais fora do ambiente familiar pode ajudá-lo a encontrar relações mais saudáveis.

Em suma, relações familiares tóxicas podem levar a sentimentos de baixa autoestima e afetar consideravelmente a vida adulta. Por isso, é importante reconhecer as questões abordadas acima para que você possa buscar relações mais saudáveis consigo mesmo e com os outros.

Caso você tenha crescido em uma família disfuncional e tóxica é possível quebrar este ciclo, mesmo que seja duramente criticado. Construa mecanismos de enfrentamento para que possa regular emoções desconfortáveis e quebrar/descontruir padrões que te fazem mal.

E por fim algo importante: tenha em mente que você só pode mudar a si mesmo.

Este artigo foi útil pra você?

Suzanne Leal
Suzanne Leal

Psicóloga
@suzannelealpsi

Você de também pode gostar

Quer publicar seu artigo no Diário Ampla?

Clique aqui e saiba como. É gratuito.

Pesquise por categoria

Leia também

Reflexão Global

Reflexão Global

Diário Ampla22 de outubro de 20213 min. de leitura

Estamos em um momento oportuno de reflexão global, em que todos percebem, de alguma maneira, que não podemos mais seguir vivendo do mesmo modo que vivemos até aqui. Líderes mundiais…

Como aumentar sua autoconfiança

Como aumentar sua autoconfiança

Diário Ampla22 de outubro de 20212 min. de leitura

Construir autoconfiança requer um forte sentido de autoestima. As pessoas autoconfiantes conseguem olhar para as suas vidas de uma forma mais positiva e geralmente estão mais satisfeitas e respeitam a…

Abandonei meus sonhos ao escolher ser Mãe?

Abandonei meus sonhos ao escolher ser Mãe?

Diário Ampla21 de outubro de 20211 min. de leitura

Texto curto, simples e sincero. Um recado para as mães, leia abaixo: publicidade Recursos Terapêuticos para auxiliar na prática clínica Há dias que nos sentimos paralisadas e frustradas.Tantas coisas queríamos…

É preciso ressignificar experiências para vivermos mudanças necessárias

É preciso ressignificar experiências para vivermos mudanças necessárias

Diário Ampla19 de outubro de 20212 min. de leitura

Ressignificar experiências pode lhe dar coragem para grandes mudanças. Mudar no sentido de buscar novos significados e uma nova perspectiva acerca da sua vida, de forma mais leve e menos…

Deixe uma resposta