ethnic woman with curly hair dreaming

Por que negligenciamos nossa saúde mental?

Apesar dos cuidados com a saúde mental já serem amplamente discutidos, a grande maioria das pessoas ainda a negligencia, refletindo uma realidade diferente.

É comum vermos pessoas gastando tempo cuidando da sua saúde física. Apesar do exercício físico também trazer benefícios para a saúde mental, esta ainda é deixada de lado.

publicidade

100 cartas focadas no autocuidado físico, emocional, espiritual, social e conexão interna.

Por que isso acontece?

Alguns temas comuns podem nos ajudar a compreender esta questão.

Existem milhares de receitas de como cuidar da saúde física, passo a passo, exercícios, dietas, mudança de hábito, etc. Por outro lado, estratégias de melhorar nossa saúde mental podem parecer mais difíceis e não diretivas.

Alguns conceitos como: faça meditação, mude sua forma de pensar… podem parecer vagas e difíceis de colocar na prática, já que estes cuidados dificilmente nos são ensinados na infância.

Muitas pessoas não sabem por onde começar ou mesmo seja difícil falar sobre saúde mental, por não conseguir compreender a si mesmo, os próprios sentimentos, pensamentos e modo de ser.

A maioria das pessoas não tiveram experiências relacionadas a saúde mental, no entanto, experiências relacionadas à saúde física são mais comuns, como por exemplo, a vivência de aulas de educação física na escola. Além do mais, resultados físicos podem ser melhor visualizados, como por exemplo, olhar no espelho a mudança no corte de cabelo ou no corpo após semanas de musculação.

publicidade

Visualizar resultados positivos relacionadas a saúde mental podem ser mais difíceis de gerenciar, visualizar e estabelecer metas alcançáveis. Não há uma escala e talvez não possa ser refletida no espelho. E ainda temos dificuldade em identificar em nomear e compreender nossas emoções.

Quebrar padrões de funcionamento do nosso cérebro é bastante desafiador, muitas pessoas desistem rápido ou mesmo nunca tentam, acreditando não serem capazes ou mesmo ser impossível tal mudança.

Outro ponto é o estigma que ainda existe em torno da saúde mental. Muitos se orgulharão de dizer que estão indo a academia, mas poucos falarão que estão cuidando da saúde mental. Além do mais, somos mais reativos do que preventivos, ou seja, tendemos a cuidar de algo quando já está estabelecido uma crise extrema, ao invés preveni-la.

Ainda há muitos obstáculos para superar. A psicoeducação pode exercer um papel importante nos cuidados à saúde mental.

Busque um profissional da saúde mental e descubra formas de cuidar da sua. Dedique tempo ao autocuidado. O resultado pode vir ao longo prazo, mas é libertador.

Este artigo foi útil para você?

Suzanne Leal
Suzanne Leal

Psicóloga
@suzannelealpsi

Você também pode gostar

Quer publicar seu artigo no Diário Ampla?

Clique aqui e saiba como. É gratuito.

Pesquise por categoria

One Reply to “Por que negligenciamos nossa saúde mental?”

Deixe uma resposta