concerned woman browsing smartphone in room

Comentários negativos nas mídias sociais. Como lidar?

Primeiramente, é preciso considerar cada comentário e decidir como você irá reagir e se portar diante da crítica negativa. Infelizmente, muitas pessoas, ao deixarem um comentário com o intuito de denegrir o outro, esquecem que do outro lado, existe uma pessoa real.

É preciso ter em mente que muitos desses ‘desbravadores de críticas’ escondem-se atrás de um computador/celular e que, na realidade, devem estar se sentindo mal com algo relativo às suas vidas. Nem sempre é sobre você. Ou melhor, é sobre elas.

Recordo de uma aula, a professora sorrindo, disse com mil vantagens “o quanto é bom fofocar, o quanto fica feliz em falar da vida alheia”. O fato é que falar do outro tira o foco de nós mesmos. E na grande maioria das vezes não queremos olhar para as nossas ‘sombras’, então buscamos ‘sombras’ nos outros.

Entende-se ‘sombra’ como algo que não gostamos em nós mesmos.

publicidade

A verdade é que encontraremos críticos em todos os lugares, mas a internet possibilitou uma plateia de julgadores que se escondem por trás das telas.

Em um mundo em que o ego é exaltado pelo números de curtidas, esquecemos de perceber quem somos de verdade e ficamos à mercê da opinião de um desconhecido. No início, o intuito era proporcionar a conexão entre as pessoas, hoje o objetivo é o lucro e enaltecimento do ego. É um jogo que ganha quem recebe mais curtidas. No entanto, as críticas virão e muitas bastante pesadas.

Caso os comentários negativos estejam afetando sua autoestima e sua autoimagem, é preciso agir e rápido.

woman with hands on her face in front of a laptop
Photo by Anna Shvets on Pexels.com

É preciso avaliar quando responder ou ignorar comentários negativos. E caso responda, como abordar sem deixar que isso o afete. Lembre-se que outras pessoas também estão te vendo. Responda apenas se sentir que possa lidar de forma positiva, já que o objetivo de muitas pessoas é provocar uma reação emocional.

Em casos que se sinta ameaçado ou assediado, bloquear e excluir talvez seja o melhor. Em alguns casos, a orientação de advogado também pode ajudar.

Lembre-se: comentários negativos são mais sobre a pessoa que está fazendo e não sobre você.

Por isso, seja positivo e educado, sem perder a calma, principalmente se suas redes sociais são o seu negócio.

E o melhor a fazer é é continuar postando coisas positivas para superar qualquer efeito negativo. Sua atividade também poderá encorajar outras pessoas que também recebem comentários negativos.

publicidade

Estabeleça limites pessoais e trabalhe em você mesmo sobre como manter a calma diante destas situações. Não dê munição para que o ‘atacante’ se sinta poderoso.

Não vale a pena se desgastar emocionalmente por alguém que não está bem consigo mesmo. Talvez esta pessoa esteja precisando de ajuda.

Sabemos que em alguns casos, os comentários negativos podem afetar consideravelmente sua saúde mental, já que eles tendem a afetar diretamente a autoestima.

Pessoas que já possuem uma fragilidade emocional maior ou possuem Depressão, podem ser gravemente atingidas. Neste caso, busque ajuda profissional.

Por isso, escolha suas redes sociais sabiamente, limite o tempo de tela, viva mais a vida real e evite gastar seu tempo em busca de likes.

É preciso cuidado com o que falamos e mais cuidado ainda com o que lemos.

Este artigo foi útil pra você?

Luna Ranzani
Luna Ranzani

Publicitária

Quer publicar seu artigo no Diário Ampla?

Clique aqui e saiba como. É gratuito.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria

Deixe uma resposta