crop friends stacking hands together

Por que precisamos da aprovação do outro?

Ter a necessidade de pertencermos a um grupo faz parte da natureza humana, por isso, buscamos tomar determinadas atitudes para fortalecer os laços nos grupos que estamos inseridos.

No entanto, quando há uma necessidade extrema que nos anula como pessoa, passa a não ser saudável e prejudicamos a nós mesmos.

Quando buscamos incessantemente a aprovação do outro, a ansiedade passa a ser um fator constante em nossas vidas, já que ficamos o tempo todo em alerta para satisfazer e agradar o outro. Além de perdermos a autonomia e a liberdade de tomar nossas próprias decisões, já que, buscamos tomar decisões pautadas na aprovação do outro.

publicidade

Esta ansiedade gerada nos leva a exaustão e a baixa autoestima e passamos a desacreditar em nós mesmos, já que temos frequentemente a sensação de não ser aprovado pelo outro. O que nos leva, também, a perda da nossa identidade, já que nos focamos na vontade e nos desejos do outro, esquecendo das nossas próprias necessidades.

A carência afetiva também está incluída neste processo, fazendo com que nos rebaixemos ao desejo do outro para sermos aceitos.

Fazer parte de um grupo é natural. No entanto, deixa de ser saudável quando nos anulamos e passamos a viver em função do outro.

Por isso, é importante buscar construir sua própria autonomia e ter uma relação saudável consigo mesmo. Assim, consequentemente, teremos relações saudáveis com os outros.

Gostou desse artigo?

Publique seu artigo no Diário Ampla.
Clique aqui e saiba como.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria

Deixe uma resposta