light fashion love people

Como relacionamentos ruins podem afetar sua saúde

Relacionamentos difíceis, permeados de estresse, seja entre casais, com os filhos, etc, podem afetar diretamente nosso bem-estar.

Sabemos que o estresse pode contribuir para o aumento de problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, dentre outros.

Sentimentos como raiva e ressentimento podem ser ruins a longo prazo. Não significa que não tenha que senti-los, a raiva, por exemplo, é um sentimento que faz parte dos seres humanos. No entanto, senti-la constantemente a níveis altos de estresse pode impactar diretamente o sistema imunológico.

publicidade

Como melhorar?

Em situações familiares, priorize estar perto de pessoas que te fazem bem e diminua o máximo de tempo possível com aquelas pessoas que não são tão agradáveis.

Técnicas de relaxamento e meditação podem te ajudar a lidar com aqueles familiares mais difíceis, causando menor impacto na sua saúde mental.

No caso de amigos, avalie a importância da amizade. Em caso de amizades tóxicas, talvez o melhor seja se afastar.

No relacionamento com seu parceiro, avalie até que ponto é uma relação saudável e como está afetando seu bem-estar e principalmente sua autoestima. A companhia do parceiro deve sere algo prazeroso e não motivo de estresse na maior parte do tempo.

Autoconhecimento

 O autoconhecimento também pode ajudar neste processo.

Como?

Através do autoconhecimento podemos separar o que é nosso e o que é do outro. Com isso, conseguimos nos defender de ataques negativos, sem absorvê-los para nós. Sentimentos de baixa autoestima, muitas vezes, nos fazem acreditar que somos culpados por algo que não causamos.

Por isso, cuide bem de você.

Gostou deste artigo?

Publique seu artigo no Diário Ampla.

Clique aqui e saiba como. É gratuito.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria

Deixe uma resposta