black girl meditating in room with eyes closed

Técnicas de Meditação em Mindfulness para aliviar o estresse

Existem várias técnicas que podem te ajudar a desenvolver uma atenção plena, ou seja, manter-se totalmente focado na consciência do momento presente. Na atenção plena, há a aceitação dos pensamentos e sentimentos, sem julgamentos.

Algumas abordagens podem te ajudar a manter-se mais focado no momento presente, contribuindo diretamente para aliviar os pensamentos geradores de ansiedade e, consequentemente, diminuindo o estresse.

Concentre-se nos Sons

Escolha um som que se adeque ao seu momento e concentre-se nele. Para praticar meditação, não precisa necessariamente estar em um ambiente silencioso, você pode focar em som presente no seu ambiente. Pode ser uma música, o som da natureza, o barulho da água, etc. Apenas encontre o som que melhor se adequa ao seu estado espiritual do momento.

Atenção às Sensações do seu Corpo

Foque nas sensações físicas do seu corpo.: respiração, calor, toque, etc. É uma prática que pode ser desenvolvida durante uma sessão de massagem, por exemplo, concentre-se nas sensações do toque no seu corpo, isto pode te levar a uma experiência profunda de autocuidado e autoconhecimento.

Concentre-se nos seus Pensamentos

Observe seus pensamentos, sem julgamentos. Tente não se envolver e apenas observe. Isto permite a sua mente processar o que ocorrer na sua mente.

Regule sua Respiração

O estresse pode ocasionar uma respiração insatisfatória para o corpo. A meditação permite um processo de autorregulação da respiração, promovendo relaxamento físico e emocional. A respiração diafragmática é um dos exercícios mais recomendados para alívio da ansiedade. Por isso, foque na sua respiração, inspire e expire com calma, sinta o ar preencher seu corpo.

Para conseguir praticar Meditação, o importante é manter consistência e fazê-la diariamente. Pratique a atenção plena em pequenos momentos do seu dia a dia.

Gostou deste artigo?

Publique seu artigo no Diário Ampla.

Clique aqui e saiba como.

Pesquise por categoria

Deixe uma resposta