crop woman tapping shoulder of frustrated female friend

Evite tomar grandes decisões após perder um ente querido

Se você perdeu alguém próximo, talvez este não seja o momento para tomar grandes decisões. A morte de uma pessoa querida é um dos eventos mais estressantes, por isso, talvez não seja a melhor hora.

Grandes mudanças em momentos de estresse podem esperar, porque quando estamos com níveis de estresse altos, tendemos a tomar deciões por impulso. E, em muitos casos, podemos nos arrepender depois.

Embora inicialmente pareça ser a melhor opção para evitarmos mais sofrimento, a longo prazo, pode causar arrependimento.

publicidade

Como por exemplo: descartar itens pessoais do ente querido. Futuramente poderá ser sua única lembrança. Com o passar do tempo, você se sentirá melhor e terá melhor capacidade resolutiva e decisiva diante de grandes decisões. Caso seja muito difícil, você poderá guardá-los até que as coisas se acalmem.

O luto leva tempo. É importante que cada pessoa respeite o seu tempo.

Considere, no momento, decisões mais simples que não envolvam mudanças bruscas que possam gerar arrependimento no futuro.

Conversas com alguém, pode ajudar a ter uma perspectiva mais clara diante de grandes decisões, além de ajudar a externar os sentimentos de dor, aliviando a tristeza.

No momento do luto é importante buscar o autocuidado, por mais que a dor seja um impecilho para pensar em nós mesmos.

Elaborar a perda de alguém especial leva tempo, cada pessoa tem seus recursos e meios de enfrentamento. É importante respeitar seus sentimentos e seu espaço.

Casos de luto patológico, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental.

Este artigo foi útil?

Publique seu artigo no Diário Ampla

Clique aqui e saiba como.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria


Deixe uma resposta