woman facing sideways in shallow photo

Qual a relação da dopamina com a saúde mental?

O que é a dopamina e qual o seu papel?

A dopamina trata-se de um neurotransmissor que está envolvido em mencanismos de recompensa, motivação e vício, dentre outros. Seu papel é transmitir mensagens entre neurônios, implicando em uma diversidade de funções cerebrais.

Sua relação com a saúde mental é devido ao seu importante papel na resposta emocional, principalmente no controle de impulsos e regulação do humor.

Seu funcionamento pode estar relacionada a uma série de transtornos como: TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), transtorno bipolar, depressão, dentre outros.

publicidade

A dopamina também está relacionada a comportamentos de vício, já que ela age como recompensa. O álcool e outras drogas também liberam dopamina no cérebro.

Por isso, sua atividade, seja alta ou baixa, pode impactar a sua saúde mental de diversas formas, isso vai depender da região do cérebro em que ocorre.

A alta atividade de dopamina pode gerar: ansiedade, mania, alucinações, estresse em excesso, insônia, dentre outros. Já a baixa dopamina pode gerar: dor crônica, variações de peso, fadiga, déficit de atenção, humor deprimido, dentre outros.

Caso sinta que sua saúde mental está prejudicada, busque ajuda de um profissional especializado.

Publique seu artigo no Diário Ampla.

Clique aqui e saiba como.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria

Deixe uma resposta