woman in black tank top

Como desenvolver sua inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das principais chaves para o sucesso. E muitos pesquisadores afirmam que a inteligência emocional tem maior impacto no sucesso do que o QI.

A Inteligência emocional nos ajuda a compreender nossas emoções, além dos sentimentos das outras pessoas. É um quesito que afeta todas as áreas da nossa vida, desde profissional à pessoal.

Algumas dicas podem te ajudar a melhorar sua inteligência emocional:

publicidade

Aprender a manter-se calmo

Avalie seus níveis de estresse. Apesar de fazer parte da nossa vida em termos saudáveis. O estresse exagerado pode gerar efeitos negativos no nosso organismo.

Geralmente, o estresse está relacionado a altos níveis de ansiedade. Entender como lida com sua ansiedade é importante neste processo. Busque meditação ou mesmo ajuda profissional para aprender a lidar com emoções que te fazem perder o controle.

Aprenda a ser empático

Muitas vezes, temos uma forte reação emocinal aos julgamentos e opiniões dos outros. No entanto, precisamos aprender a entender o ponto de vista do outro, sem deixar que ele nos afete. Entender que é uma característica dele, não nossa.

Considere que muitos podem estar passando por um dia ruim.

publicidade

Tenha um segundo plano

Como assim?

Nem sempre conseguimos tudo que tentamos e isto nos gera um forte sentimento de frustração. Por isso, antes de tomar uma decisão, considere todas as possibilidades (reais).

Avalie como se sente com cada resultado e como você lidaria com isto. Ou seja, mesmo que o resultado não seja da forma como você espera, ainda assim será capaz de lidar com as emoções geradas pela frustração… e recomeçar.

Seja firme com o que deseja (e tenha certeza disso)

Primeiramente, faço uma pergunta com relação aos seus planos: é isso mesmo que deseja?  Você tem certeza? E quais ações está tomando para conseguir? Você está só sonhando ou está agindo?

Muitas vezes sofremos por questões das quais nem temos certeza do que se trata.

Você precisa ter certeza do que você quer e se concentrar nas ações. Aprenda a conhecer suas emoções, como elas se desencadeiam e como pode aprender a lidar com elas de forma positiva.

Pratique inteligência emocional nos relacionamentos

A forma como lida com as emoções dos outros também fala muito sobre você.

Observe como você faz as pessoas se sentirem e comece a praticar atitudes que façam com que as pessoas se sintam bem perto de você.

publicidade

Aprenda autogestão

Questione suas emoções antes de falar ou agir. Esteja consciente das suas emoções e perceba como elas fazem você se sentir. Só então tome uma decisão de forma mais racional. Assim você conseguirá gerir melhor seu comportamento e se comunicar de forma mais positiva.

Autoconhecimento

Compreender a si mesmo é tão poderoso. Se as pessoas soubessem disso, buscariam o processo de autoconhecimento como prioridade em suas vidas.

Conhecer a si mesmo lhe permite gerir melhor a sua vida.

Conhecendo melhor a si mesmo, não terá tanto medo de sair da sua zona de conforto, de enfrentar grandes projetos, ou de ir atrás de outros desafios.

Aprenda a se adaptar

Situações difíceis exigem maleabilidade, de forma que possamos buscar outras opções e caminhos.

Busque relações mais positivas

A inteligência emocional traz um importante quesito: as habilidades sociais.

Quando você aprende a comunicar-se de forma mais efetiva e tem certeza de quem você é e do que deseja, você começa a manter relações mais saudáveis e positivas. E passa a afastar-se de pessoas que não te fazem bem.

Resumindo…

Os benefícios de construir um elevado nível de inteligência emocional podem te possibilitar inúmeras oportunidades, proporcionando uma vida mais feliz e de sucesso.

Por isso, comece agora a praticar!

Seja um colunista do Diário Ampla.

Clique aqui e saiba como.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria

2 Replies to “Como desenvolver sua inteligência emocional”

Deixe uma resposta