crop man covering mouth of woman

Você vive uma relação com abuso psicológico? Saiba identificar

“Eu não sabia que vivia uma relacionamento abusivo, até descobrir que eu tinha sérios problemas de baixa autoestima e buscar terapia. Lá eu descobri que vivia um relacionamento extremamente abusivo. Não, ele não me batia, abuso não é só físico, mas ele me manipulava e me humilhava de formas sutis e me fazia acreditar que isso era amor”.
(L. M.)


Ao ouvir este depoimento, precisei refletir e encarar muitas das minhas relações. Será se também estava vivendo uma relação abusiva de alguma forma? Pois às vezes me sentia tão boba e sofria bastante por algumas questões que me faziam sentir muito culpada.

publicidade


Diante disso, resolvi elencar uma série de detalhes sutis que são abuso psicológico e talvez você nem esteja percebendo.

Primeiramente, o abuso psicológico se configura pela ação do abusador sobre a vítima, causando dor emocional e descrença sobre si mesmo.

Nem todas as pessoas conseguem perceber o abuso, acreditam que as atitudes do outro são normais e que no fundo a pessoa gosta de você.

A baixa autoestima também nos deixa “cego” e, muitas vezes, acreditamos que a culpa de tudo é nossa. É é aqui que mora nosso erro, que nos afunda num poço escuro de tristeza e submissão. É difícil sair, mas não impossível.

Você se identifica com algumas das questões abaixo:

  1. Ele te culpa por tudo, tudo mesmo. Por exemplo: o copo quebrou, culpa sua que não segurou o copo direito.
  2. Ignora seus sentimentos e suas necessidades. Os desejos dele vem acima de tudo e são justificados como “eu estou fazendo o melhor para nós”.
  3. Te critica excessivamente. Você parece não ser boa em nada.
  4. Nada do que você faz é suficiente. Você faz tudo que é possível, ainda assim ele ignora e menospreza, relatando que você não se esforçou ou fez mal feito, te fazendo sentir a pior pessoa do mundo.
  5. Ameaça de forma sutil que você não irá encontrar ninguém melhor que ele, que ninguém irá te querer.
  6. Ele constantemente faz você se sentir mal consigo mesma. Um exemplo, relata que você não sabe se vestir e com isso te manipula para você se vestir da forma como ele quer.
  7. Para os outros é extremamente solícito e bondoso, mas com você é emocionalmente cruel e manipula as situações contra você.
  8. Cobra sexo manipulando-a para que se sinta pra baixo e você acaba cedendo por medo ou para se livrar logo da cobrança.
  9. Já traiu (ou trai) você, mas culpa você pela traição, referindo que você não tem feito o suficiente para ele, por isso ele a traiu.
  10. Apresenta comportamento de dominação e tenta te controlar de todas as formas.
  11. Ele finge que se preocupa com você e que quer que você seja feliz, mas as atitudes dele dizem o contrário, fazendo você se sentir mal constantemente.
  12. Ele finge que se importa que você se divirta com seus amigos.
  13. Usa o dinheiro para te controlar (isso ocorre principalmente em relações que o homem é o responsável financeiro ou ganha um valor maior que a mulher).

publicidade

Conseguiu se identificar com pelos quatro das situações acima? Busque ajuda.

O abuso psicológico causa intensa insegurança e baixa autoestima, além de desencadear outras séries de transtornos.

Luna Ranzani
Luna Ranzani

lunaranzani@gmail.com
Publicitária

Publique seu artigo no Diário Ampla.

Clique aqui e saiba como.

Você também pode gostar

Pesquise por categoria

Leia também

Deixe uma resposta