woman in white robe sitting on bed

Por que a ansiedade piora à noite?

A ansiedade noturna é um problema comum para as pessoas que sofrem com transtorno de ansiedade. Isto gera inquietação, preocupação e dificuldade para dormir (mesmo cansado).

Geralmente, pessoas que sofrem com ansiedade, percebem que ela costuma piorar à noite. Isto pode ocorrer devido à noite ser um momento com menos distrações que mantenham a mente ocupada, gerando oportunidade para pensamentos de ruminação e preocupação.

Além do mais, outros fatores também podem gerar insônia. Dentre eles: uso exagerado de cafeína, estar passando por dificuldades, ter sofrido algum trauma recente, adoecimento, má alimentação, dentre outros.

publicidade

Os sintomas físicos decorrentes da ansiedade, podem ser: dificuldade para respirar, palpitação cardíaca, inquietação, pensamentos intrusivos, pesadelos, crises de pânico, dentre outros.

A ansiedade noturna pode gerar uma série de problemas, seja físicos ou psicológicos. A privação de sono pode contribuir negativamente para sua qualidade de vida.

A seguir, algumas dicas que podem melhorar a qualidade do seu sono, diminuindo a ansiedade:

– Planeje uma noite para relaxar

Ao voltar do trabalho para casa, defina em sua mente que as preocupações do dia poderão ficar em suspenso após chegar à sua casa. Torne isso um objetivo pessoal. Esteja disposto a ter uma noite tranquila e organize-se para que isso ocorra, mas não deixe que isso seja motivo gerador de estresse.

– Viva o presente

Muito da nossa ansiedade consiste em preocupações com o futuro. Por isso, é importante estar presente no aqui e agora. A atenção plena praticada através da Meditação pode te ajudar a organizar seus pensamentos, voltando-se para o momento presente.

Pratique Mindfulnesse diariamente. Reserve um tempo só pra isso, como parte da sua rotina.

– Organize-se para o dia seguinte

Se possível, prepare-se para o dia seguinte, deixa o máximo de coisas organizadas, como roupa para vestir, alimentação, etc. Organizar-se para o dia seguinte, evita pensamentos intrusivos durante à noite e preocupações desnecessárias.

– Não leve trabalho para o quarto.

O quarto é um espaço para descansar. Evite aparelhos que estimulem a sua mente: celular, tv, etc.

– Crie um espaço para relaxar

Torne uma parte do ambiente da sua casa como um espaço só seu, seja para ler um livro, ouvir uma música, tomar um chocolate quente, etc.

Embora as dicas acima possam ajudá-lo de alguma forma, é importante buscar ajuda de um profissional, principalmente para descartar condições médicas que estejam atrapalhando seu sono.

A psicoterapia fundamentada na Terapia Cognitivo Comportamental também pode auxiliar a melhorar a qualidade do seu sono e diminuir a ansiedade.

Suzanne Leal
Suzanne Leal

Psicóloga @suzannelealpsi

Publique seu artigo no Diário Ampla.

Clique aqui e saiba como.

Deixe uma resposta